Foto do autor Vitor Martins. Ele é branco, tem barba e bigode pretos, e seu cabelo também é preto e curto. Veste uma camisa verde escuro com os botões do peito abertos. A fotografia está cortada na altura do peito, logo abaixo da abertura da camisa, onde vemos parcialmente uma tatuagem com flores. Vitor está sorrindo, olhando diretamente para a câmera e com o corpo virado para a esquerda. O fundo da foto é em um cinza escuro chapado.

Rafael Calça

Rafael Calça é um ilustrador e roteirista premiado de histórias em quadrinhos. É autor da HQ independente Dueto (2013), foi roteirista dos quadrinhos Jockey (2015, com André Aguiar) e Crônicas da Terra da Garoa (2016, com Tainan Rocha), além de ter roteirizado arcos de personagens para gibis da Turma da Mônica e Turma da Mônica Jovem. Tem uma parceria criativa de longa data com Jefferson Costa, que inclui Feliz Aniversário, Feliz Obituário (2005), Quebra-Queixo: Techonorama Vol.3 (2012), Jeremias: Pele (2018), Jeremias: Alma (2020) e Jeremias: Estrela (2023), e que lhe trouxe uma indicação a finalista (2020) e uma vitória no Prêmio Jabuti (2019), além de dois prêmios Ângelo Agostini (2019/2020) e quatro prêmios HQ Mix (2019/2020). Em parceria com o ilustrador Diox, venceu o 1º Prêmio Machado, da Editora DarkSide, que resultou na publicação de O Fim da Noite (2022), finalista no Prêmio Jabuti de 2023. Na prosa, é autor dos infantis A Visita das Fadas, O Dragão da Lua e As Cores do Mundo, pela editora Dentro da História, além de um conto na coletânea Os Meninos Maluquinhos (2021), uma homenagem à obra de Ziraldo. Nas artes visuais, co-escreveu o argumento e atuou como consultor da peça musical Circo Turma da Mônica – Brasilis, é o dramaturgo da peça infantil A Hora do Blec – Sonhos e irá colaborar na adaptação de Jeremias: Pele para uma série live action. Em parceria com Tainan Rocha, adaptou a música Zé do Caroço, de Leci Brandão para o quadrinho Música Popular em Quadrinhos – Samba (2024).

Conheça as obras de Rafael Calça

Capa da HQ Jeremias - Estrela, de Rafael Calça e Jefferson Costa. Ocupando a maior parte da capa está a ilustração do protagonista Jeremias, um menino negro de boina xadrez e camiseta branca. Ele está com a mão erguida e uma estrela envolta em luz flutua acima de sua mão. Ele olha fascinado para a estrela. Na frente dele, uma menina mais nova, de uns seis anos, também negra, olha empolgada para a estrelas. Mãos saem das laterais e da parte inferior da capa e ficam a centímetros da estrela. Na parte superior da capa estão as informações sobre o livro: logo da Graphic MSP, que tem o Sansão, o coelho da Mônica (da Turma da Mônica), o título e logo abaixo do título os nomes dos autores.

Jeremias: Estrela com Jefferson Costa

Da mesma dupla de criadores responsável pelo premiado Jeremias: Pele e sua sequência Alma, chega a mais nova Graphic MSP protagonizada pelo Jeremias, que promete emocionar leitores de todas as idades.

Capa de O Fim da Noite, história em quadrinhos de Rafael Calça e Diox. A capa é em tons de roxo e verde, com o título escrito em uma faixa no centro dela. Na partes de cima e de baixo, há pessoas abraçadas em mosaicos, como uma parede de pedacinhos de porcelanato.

O fim da noite com Diox

Conduzidas pela força e luta da avó, Aurora, que trabalha como empregada doméstica desde os dez anos de idade, três gerações de mulheres negras lutam pela sobrevivência, por direitos básicos, e por melhorias nas suas vidas e de suas famílias. Este é o enredo de O Fim da Noite, graphic novel inspirada nas jornadas pessoais das avós, mães e tias do premiado quadrinista Rafael Calça e do ilustrador Diox, que apresenta as vidas e as histórias dessas mulheres que se dedicaram arduamente para que os filhos pudessem estudar e construir uma vida melhor.

Capa da HQ Feliz Aniversário, Feliz Obituário, de Rafael Calça e Jefferson Costa. A capa imita uma página de jornal. Saindo dessa página, ilustração em preto e branco de um garoto jovem. Ele está correndo e sua expressão está assustada. No centro superior está o título e logo abaixo o nome dos autores. O logo da editora Conrad se encontra na parte superior à esquerda.

Feliz aniversário, feliz obituário com Jefferson Costa

Miguel Verdi não está bem. Anda sem dormir, bebe demais e vive mergulhado em uma confusão emocional muito grande. E ainda por cima é seu aniversário, uma passagem de ciclo, uma nova etapa em sua vida. Tecnicamente, claro. Mas o sentimento de estagnação é real e datas assim só tornam as ansiedades mais potentes, vívidas, e um tanto quanto desafiadoras. Aos 20 anos, Miguel está adiando resolver certas coisas, mas talvez não haja tanto tempo disponível… Dos premiados autores Rafael Calça e Jefferson Costa (Jeremias – Pele), Feliz Aniversário, Feliz Obituário é um quadrinho intrigante e curioso que vai prender o leitor do começo aos seus muitos fins. A edição também contém textos inéditos e Espera, a primeira história em quadrinhos da dupla reeditada especialmente para o selo HQ Para Todos.

Capa da HQ Dueto, de Rafael Calça. A capa é ilustrada em tons de azuis, um mar na metade inferior e um céu noturno na superior. O título do livro está escrito na parte superior e o nome do autor está um pouco abaixo, ambos em letras brancas. O logo da editora Conrad está centralizado na parte inferior da capa.

Dueto

Em Dueto, conhecemos a improvável história de amor entre um lobisomem e uma cantora paraplégica. Um conto que mistura música, inseguranças e quem gostaríamos de ser para o outro. Um quadrinho silencioso, no qual os sentimentos afloram sem precisarmos escutá-los.

Capa do livro Os Meninos Maluquinhos, com conto de Rafael Calça. Ilustração de Ziraldo no centro da capa. Em torno dele, várias crianças de aparências diferentes: amarelas, negras, ruivas, brancas, com espadas e vestimentas indígenas. Na parte superior da capa, o título. Um pouco abaixo, a informação “Organização e ilustrações: Fábio Yabu. Inspirador na obra de Ziraldo”. O fundo da capa é branco chapado.

Os meninos maluquinhos

Em 40 anos, o Menino Maluquinho influenciou muita gente. Entre os fãs estão alguns autores da nova geração que também já fazem muito sucesso, Fábio Yabu, Cristino Wapichana, Guga Mafra, Gustavo Reiz, Load Comics, Rafael Calça, Raphael Draccon e Vitor Cafaggi. Eles se uniram em uma coletânea, organizada e ilustrada por Fábio Yabu, para homenagear Ziraldo e trazer histórias de vários Meninos Maluquinhos, muito diferentes, e seus relatos sobre a infância.

Tem um que nasceu numa favela, outro numa floresta, um que passou a infância no sítio e o outro, num orfanato. São histórias sobre maluquinhos diferentes, mas que têm em comum os macaquinhos no sótão e tantas outras coisas que fazem de um menino maluquinho um cara legal.

Capa ilustrada da HQ Jeremias - Alma, de Rafael Calça e Jefferson Costa. No centro da capa, Jeremias segura um livro, e do livro saem várias páginas. Ele olha para o lado, para as páginas voando ao seu redor. Jeremias é um garoto negro de boina vermelha xadrez, camiseta branca e shorts. O fundo da capa é um céu em tons de azul com um pouco de lilás e amarelo. Na parte superior da capa estão as informações sobre o livro: logo da Graphic MSP, que tem o Bidu, o cachorro da Turma da Mônica, o título e logo abaixo do título os nomes dos autores.

Jeremias: Alma com Jefferson Costa

Rafael Calça e Jefferson Costa, os vencedores do Prêmio Jabuti 2019, na categoria Histórias em Quadrinhos, retornam ao Jeremias numa trama emocionante sobre ancestralidade, racismo, merecimento e histórias. Sejam elas fictícias ou de vida. O clássico personagem de Mauricio de Sousa ganha mais um capítulo de sua bela e forte releitura.

Capa da HQ Jeremias - Pele, de Rafael Calça e Jeferson Costa. Ocupando a maior parte da capa está a ilustração de Jeremias, um garoto negro de boina vermelha xadrez e blusa cinza, de braços cruzados. Ele olha para baixo e para frente, com a expressão meio fechada. Atrás dele, ocupando o fundo da capa, há prédios de um centro urbano. Na parte superior da capa estão as informações sobre o livro: logo da Graphic MSP, que tem o Sansão, o coelho da Mônica (da Turma da Mônica), o título e logo abaixo do título os nomes dos autores.

Jeremias: Pele com Jefferson Costa

Numa reinterpretação ousada, porém necessária, como enaltece Mauricio de Sousa, em seu prefácio, o roteirista Rafael Calça e o desenhista Jefferson Costa dão vida a uma história forte, dura, emocionante, na qual Jeremias lidará pela primeira vez com o preconceito por causa da cor da sua pele. A história é recheada de dor, superação, aprendizado e preparação para a vida.

Visita as fadas

A visita das fadas

Ao encontrar uma curiosa maçaneta no tronco da sua árvore preferida, a criança conhecerá as incríveis fadas da Terra, da Água, do Fogo e do Ar. Neste livro, seu pequeno ou pequena aprenderá com elas e passará a fazer parte da importante missão de proteger a natureza.

As cores do mundo

As cores do mundo

Nesta história lúdica sobre pluraridade, os pequenos leitores vão aprender como as cores do mundo carregam diferentes histórias, culturas, sotaques, línguas e músicas. Além disso, as crianças também vão descobrir que atitudes de respeito e empatia são capazes de colorir a vida das pessoas ao redor, e até mesmo transformar o mundo!

O dragão da lua

O dragão da lua

Quando a constelação de Dragão brilha mais forte no céu, é porque o grande Quensu deixou sua casa na Lua para visitar a Terra! Nesta história, criança se encontrará com tudo aquilo que dá medo, fará novos amigos e descobrirá que não se pode julgar ninguém pelas aparências.

Capa da HQ MPQ Samba. A capa traz a ilustração de um homem que lembra o cantor Cartola ocupando toda a metade inferior. O homem usa óculos escuros e segura uma cartola na mão. Atrás dele, a ilustração de várias casas próximas, dando a impressão de casas em um morro. Essas ilustrações são apenas em traços pretos. A capa é inteiramente em cor de rosa, preenchendo tanto as ilustrações quanto o fundo. Na parte superior à esquerda está um selo branco com o nome da coleção: MPQ: música popular em quadrinhos. O título Samba está na parte inferior da capa, também em branco, em letras grandes escritas na diagonal, subindo da esquerda para a direita. O logo da editora Brasa está bem no canto esquerdo inferior da capa, ainda em branco, em tamanho pequeno.

Música Popular em Quadrinhos - Samba

Chegou o segundo volume da coleção Música Popular em Quadrinhos, MPQ! Para manter o ritmo e não vacilar, temos nove quadrinistas de alto conceito tocando oito sambas clássicos do Brasil em quadrinhos.

Ilustralu interpreta Trem das Onze, de Adoniran Barbosa.
Rafael Calça e Tainan Rocha interpretam Zé do Caroço, de Leci Brandão.

A coleção Música Popular em Quadrinhos, um projeto criado entre a Bienal de Quadrinhos de Curitiba, O Instituto Guimarães Rosa (IGR) – Lima, o Ministério das Relações Exteriores e a Brasa Editora, faz parte do Programa Brasil em Quadrinhos, iniciado em 2019, com objetivo de projeção do quadrinho brasileiro no exterior.
Esta iniciativa pioneira alia nossa música às histórias em quadrinhos, para auxiliar alunos estrangeiros a aprenderem a variante brasileira da língua portuguesa na rede de ensino do Instituto Guimarães Rosa em todo o mundo.