Foto do autor Vitor Martins. Ele é branco, tem barba e bigode pretos, e seu cabelo também é preto e curto. Veste uma camisa verde escuro com os botões do peito abertos. A fotografia está cortada na altura do peito, logo abaixo da abertura da camisa, onde vemos parcialmente uma tatuagem com flores. Vitor está sorrindo, olhando diretamente para a câmera e com o corpo virado para a esquerda. O fundo da foto é em um cinza escuro chapado.

Lavínia Rocha Lia Rocha

Lavínia Rocha nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais. É escritora, palestrante e professora. Começou a escrever aos 11 anos e já publicou 14 livros, entre eles a trilogia Entre 3 mundos (2022-2024) O mistério da Sala Secreta (2021) e Entre, corra e pule: aventuras (nada) virtuais pela África (2023). Participou das coletâneas Flores ao mar (2022), As artes mágicas do Ignoto (2021) e Raízes do amanhã: 8 contos afrofuturistas (2021). Para o público adulto, escreve sob o pseudônimo Lia Rocha.

É formada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduada em Ensino de História. Venceu em 2022 o prêmio Perestroika, sendo considerada a professora mais criativa do país na educação básica, e foi finalista do Prêmio Professor Porvir em 2023 com o projeto “África: um continente diverso”, com mais de 6 milhões de visualizações nas redes sociais. Ministra cursos e palestras em escolas e destaca-se na internet divulgando uma metodologia de ensino dinâmica, divertida e antirracista. (Crédito da foto: Werner Rehm)

Conheça as obras de Lavínia Rocha

Capa ilustrada do livro Entre Três Razões, de Lavínia Rocha. A protagonista, uma adolescente de cabelos crespos longos e volumosos, na altura das costas, está lendo um livro do qual sai uma luz. ela está na frente dos portões abertos de um castelo, e formas fluidas trazem a sensação de que há magia nessa cena.

Entre 3 Razões (vol. 3 da trilogia)

Depois de assumir o trono, Lisa tem que lidar com a pressão e a rejeição por ser uma líder tão jovem, e é confrontada com uma série de decisões delicadas.

Ao mesmo tempo que busca por sua família mágica desaparecida e debate se deveria se casar para formar alianças políticas para o reino, ela percebe que tentar proteger sua família normal pode levar a conflitos ainda maiores entre o Norte e o Sul do país. Seria possível evitar uma Guerra Mundial enquanto termina o ensino médio e reconquista o garoto por quem é apaixonada?

No último volume da série Entre 3 mundos, Lisa tem que decidir entre seguir a razão ou ouvir o coração, e aprender a confiar em si mesma para desvendar o quebra-cabeça que sua vida se tornou.

Capa do livro Entre, Corra e Pule: Aventuras (Nada) Virtuais pela África. Ocupando a maior parte da capa está a ilustração de duas crianças negras, uma menina e um menino empolgados, ambos de cabelos pretos e crespos. Na parte superior está o nome do livro. Na parte inferior, o nome da autora e a informação: “ilustrações de Douglas Lopes e Vitoria Gomes”. O logo da editora Leiturinha está na parte inferior direita da capa.

Entre, corra e pule: aventuras (nada) virtuais pela África

Dois irmãos, Mirela e Arthur, vão passar uns dias no sítio da tia Nana, onde costumavam ficar durante as férias quando eram mais novos. O problema é que agora eles cresceram e estão acostumados a ficar conectados com o mundo tecnológico, mas lá não tem internet. Para distraí-los, a tia resgata jogos de videogame antigos, pelos quais tem muito afeto. Os irmãos decidem jogar um deles, que é sobre civilizações africanas, achando que vai ser moleza vencer um jogo dos anos 1990, porque pensam que os jogos de hoje em dia são muito mais avançados e desafiadores. Quando dão o start, são sugados para dentro do jogo e passam a ser os personagens pixelizados que vão ter que passar por cada uma das fases para vencer.

Capa de Entre 3 Segredos, livro de Lavínia Rocha. A capa traz um quarto ilustrado. Sobre uma cama de madeira, está uma garota de pele negra, cabelo bem crespo e vestido branco. Ela lê um livro, de onde saem luzes amarelas que rodeiam o título do livro, escrito no centro da capa. As paredes, janelas e detalhes do quarto são coloridas em tons de azul.

Entre 3 Segredos (vol. 2 da trilogia)

Lisa acabou de encontrar a última peça de seu quebra-cabeça, uma descoberta que permitiu a ela, pela primeira vez, encarar a si mesma sem se sentir uma incógnita. Agora ela sabe quem é e está feliz com isso. Mas as maiores aventuras de sua vida estão apenas começando…

Para desempenhar seu papel neste recomeço, nossa protagonista precisará esconder o que sabe sobre a existência dos três mundos ao mesmo tempo que luta para promover a paz entre eles. Em meio a tantas responsabilidades, Lisa ainda precisará aprender a conviver com sua nova família, que tem muito a lhe ensinar.

E como a jornada de uma heroína nunca é fácil, a jovem vai encarar mais uma descoberta: a revelação de três segredos que prometem afetar toda a realidade que ela julgava conhecer.

Será que Lisa está pronta para encarar tantas mudanças? Será que aqueles que estão ao seu lado permanecerão com ela até o fim? Descubra essas e outras respostas nesta eletrizante continuação de Entre 3 mundos!

Capa do livro Entre 3 Mundos, de Lavinia Rocha, publicado pela editora Gutenberg. A capa é ilustrada. No centro, Alisa, a protagonista da história, está flutuando. Sua pele e o vestido têm uma coloração cor-de-rosa, porém é possível perceber que Alisa é uma garota negra. Seus cabelos crespos estão presos em um coque é ela usa botas. Está levemente inclinada no ar, de perfil. A mão esquerda cai ao lado do corpo; a direita está aberta sob um livro também aberto, de onde saem formas de raízes de árvores e folhas. Essas formas se estendem para a esquerda e para cima, até se transformarem em diversos livros e páginas. Ao fundo e um pouco abaixo de Alisa há prédios da cidade, em coloração azul. O céu também é azul, num tom mais claro que os prédios. O nome da autora está escrito na parte inferior da capa; logo abaixo do nome está escrito

Entre 3 mundos (vol. 1 da trilogia)

A magia que separa dois mundos pode ser capaz de uni-los?

Há décadas, o Brasil vive intensos conflitos entre pessoas comuns e pessoas com dons extraordinários. Visando estabelecer a paz, as autoridades dividiram o país em dois territórios – o do Norte e o do Sul – e assinaram um contrato proibindo a migração de uma região para a outra.

Alisa, ou Lisa, como prefere ser chamada, é de uma família do Norte, mas foi identificada como pertencente ao Sul. Agora, além de quebrar o contrato toda semana para visitar seus pais, ela precisa esconder a verdade de ambos os mundos. A garota também enfrenta problemas comuns da adolescência: acha o próprio nome bizarro, gosta do cara errado e é a única pessoa que não percebe o quanto seu melhor amigo é apaixonado por ela.

E muitas mudanças ainda estão por vir. Após um grande acontecimento no colégio, a vida de Lisa se transforma completamente, e ela se vê diante de um desafio que envolve a descoberta do amor e de sua verdadeira identidade.

Capa do livro O mistério da sala secreta, de Lavínia Rocha. Fundo em cor salmão. No canto direito da capa, há a ilustração de duas crianças negras em frente a uma porta vermelha. Ambos usam calça jeans e blusa branca com detalhes azuis, um uniforme escolar. A menina usa também um lenço colorido amarrado no seu cabelo crespos. Eles estão em frente a uma porta com uma chave na mão. Na parte superior, está o nome da autora em vermelho e, em baixo, o título do livro em azul.

O mistério da sala secreta

Júlia e Gabriel estão no 7º ano e são amigos desde muito pequenos, quando formaram a dupla de espiões Juliel.

Agora, a dupla tem que voltar à ativa para encontrar um jeito de desvendar um grande mistério, antes que a prefeitura feche a Escola Municipal Maria Quitéria de Jesus, onde estudam.

Em meio a planos e feiras de História, Júlia e Gabriel descobrem a lenda da Sala Secreta, e que ela pode não ser pura invenção dos alunos. Quem já viu o que há por trás da porta vermelha? E mais: o que Maria Quitéria, a heroína da Independência, tem a ver com a lenda?

Capa da coletânea

Sobre amor e estrelas (e a cabeça nas nuvens)

Inspiradas nos signos mais inteligentes, sociáveis e criativos do zodíaco, as autoras Clara Alves, Lia Rocha e Olívia Pilar contam três histórias baseadas nos signos de libra, aquário e gêmeos. O terceiro volume da coleção Sobre amor e estrelas traz histórias que abordam os signos do elemento ar e vai nos fazer ficar com a cabeça nas nuvens, sonhando com essas histórias de amor.

Capa do livro

Flores ao mar

Tulipa conseguiu convencer os pais a enviarem as irmãs Rios para o mesmo cruzeiro em que Lucas, o garoto por quem é apaixonada desde o sétimo ano, passaria o Réveillon. Após a ameaça de uma tragédia na noite da virada, ela e Lucas entram em uma investigação para salvar a vida de todos a bordo.

Violeta não está nada empolgada para ficar presa em um navio por sete dias e resolve passar esse tempo longe da família. É assim que conhece Alice, uma tripulante que trabalha na piscina do cruzeiro, com quem acaba aprendendo algumas coisas sobre si mesma, inclusive que não é tão diferente assim das irmãs.

A última coisa que Bromélia queria era ter que cuidar das três caçulas em um navio gigante. Porém, quando as três garotas desaparecem e Bromélia reencontra um ex-namorado no meio do cruzeiro, ela acaba perdendo o controle e descobrindo que tem todo o direito de cuidar de si mesma.

Quando o navio atraca na cidade de Vinícius, um garoto que Lírio conheceu em um clube do livro online, ela vai provar que sabe aproveitar a vida tanto quanto as irmãs – e sempre do seu jeitinho.

Em Flores ao mar, uma viagem de cruzeiro permite que quatro jovens negras vivenciem aventuras reveladoras e emocionantes. Que tal descobrir como essas experiências em mar aberto mudaram a vida das nossas personagens?

Capa do livro

Raízes do amanhã

Uma das marcas deixadas pelo colonialismo é a existência de um presente que dificulta a projeção de futuros para a população negra. Por isso, contar e protagonizar histórias é tão importante para ampliarmos o campo de possibilidades.

Se o real nos impõe, então, tais impedimentos, o exercício de especular, dentro e fora da ficção, é o que nos permite resgatar o passado, questionar o presente e construir futuros. É o que fortalece as raízes do amanhã, que perfuram solo brasileiro e vão fundo em direção ao desconhecido.

No século XXI, nove herdeiros dessa luta se unem às editoras Gutenberg e Plutão Livros para imaginar noções de futuro próximas e longínquas em oito contos afrofuturistas e afro-brasileiros. Com organização do autor e pesquisador Waldson Souza, G. G. Diniz, Kelly Nascimento, Lavínia Rocha, Pétala e Isa Souza, Petê Rissatti, Sérgio Motta e Stefano Volp traçam em suas histórias, ora um respiro — onde o amor, a superação das adversidades e a liberdade são possíveis —, ora um alerta para nos lembrar de que estamos reféns de uma realidade que muitas vezes nos proíbe de sonhar.

Evidenciando noções de futuro próximas ou longínquas, os contos de Raízes do amanhã oferecem respostas diversas sobre o tempo e o espaço da juventude negra, proporcionando um espaço revolucionário de experimentação ficcional.

Capa da coletânea As Artes Mágicas do Ignoto, que tem conto de Sol Chioro e Lavínia Rocha. A capa exibe a fachada da instituição em que se passam todos os contos. As paredes são cor de rosa e ocupam todo o espaço. No topo, uma aberta entre duas torres mostra o céu noturno, sobre o qual está escrito o título do livro. Os nomes dos autores estão escritos em duas colunas, uma de cada lado da fachada.

As artes mágicas do Ignoto

As artes mágicas do Ignoto é uma antologia de contos que se passa em um universo compartilhado, o Instituto Ignoto de Artes Mágicas. Com organização de Dante Luiz e G. G. Diniz, a obra reúne onze autores, mesclando rostos já conhecidos com novos talentos da ficção especulativa. Através dos contos, a obra explorará o Instituto por diversos pontos de vista: alunes, professores e demais funcionáries da instituição.