Vitor Martins

Lavínia Rocha Lia Rocha

Lavínia Rocha nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais. É escritora, palestrante e professora. Começou a escrever aos 11 anos e já publicou 14 livros, entre eles O mistério da Sala Secreta (2021) e a trilogia Entre 3 mundos (2022), e participou das coletâneas Flores ao mar (2022), As artes mágicas do Ignoto (2021) e Raízes do amanhã: 8 contos afrofuturistas (2021). Para o público adulto, escreve sob o pseudônimo Lia Rocha. É formada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-graduada em Ensino de História, vencedora do prêmio Perestroika para professores criativos e finalista do Prêmio Professor Porvir. Ministra palestras sobre sua carreira, feminismo e protagonismo negro em escolas e destaca-se nas redes sociais divulgando uma metodologia de ensino dinâmica, divertida e antirracista. (Crédito da foto: Werner Rehm)

Conheça as obras de Lavínia Rocha

O mistério da sala secreta

O mistério da sala secreta

Júlia e Gabriel estão no 7º ano e são amigos desde muito pequenos, quando formaram a dupla de espiões Juliel.

Agora, a dupla tem que voltar à ativa para encontrar um jeito de desvendar um grande mistério, antes que a prefeitura feche a Escola Municipal Maria Quitéria de Jesus, onde estudam.

Em meio a planos e feiras de História, Júlia e Gabriel descobrem a lenda da Sala Secreta, e que ela pode não ser pura invenção dos alunos. Quem já viu o que há por trás da porta vermelha? E mais: o que Maria Quitéria, a heroína da Independência, tem a ver com a lenda?

Entre 3 mundos

Entre 3 mundos (vol. 1 da trilogia)

A magia que separa dois mundos pode ser capaz de uni-los?

Há décadas, o Brasil vive intensos conflitos entre pessoas comuns e pessoas com dons extraordinários. Visando estabelecer a paz, as autoridades dividiram o país em dois territórios – o do Norte e o do Sul – e assinaram um contrato proibindo a migração de uma região para a outra.

Alisa, ou Lisa, como prefere ser chamada, é de uma família do Norte, mas foi identificada como pertencente ao Sul. Agora, além de quebrar o contrato toda semana para visitar seus pais, ela precisa esconder a verdade de ambos os mundos. A garota também enfrenta problemas comuns da adolescência: acha o próprio nome bizarro, gosta do cara errado e é a única pessoa que não percebe o quanto seu melhor amigo é apaixonado por ela.

E muitas mudanças ainda estão por vir. Após um grande acontecimento no colégio, a vida de Lisa se transforma completamente, e ela se vê diante de um desafio que envolve a descoberta do amor e de sua verdadeira identidade.

Entre 3 segredos

Entre 3 Segredos (vol. 2 da trilogia)

Lisa acabou de encontrar a última peça de seu quebra-cabeça, uma descoberta que permitiu a ela, pela primeira vez, encarar a si mesma sem se sentir uma incógnita. Agora ela sabe quem é e está feliz com isso. Mas as maiores aventuras de sua vida estão apenas começando…

Para desempenhar seu papel neste recomeço, nossa protagonista precisará esconder o que sabe sobre a existência dos três mundos ao mesmo tempo que luta para promover a paz entre eles. Em meio a tantas responsabilidades, Lisa ainda precisará aprender a conviver com sua nova família, que tem muito a lhe ensinar.

E como a jornada de uma heroína nunca é fácil, a jovem vai encarar mais uma descoberta: a revelação de três segredos que prometem afetar toda a realidade que ela julgava conhecer.

Será que Lisa está pronta para encarar tantas mudanças? Será que aqueles que estão ao seu lado permanecerão com ela até o fim? Descubra essas e outras respostas nesta eletrizante continuação de Entre 3 mundos!

Flores ao mar

Flores ao mar

Tulipa conseguiu convencer os pais a enviarem as irmãs Rios para o mesmo cruzeiro em que Lucas, o garoto por quem é apaixonada desde o sétimo ano, passaria o Réveillon. Após a ameaça de uma tragédia na noite da virada, ela e Lucas entram em uma investigação para salvar a vida de todos a bordo.

Violeta não está nada empolgada para ficar presa em um navio por sete dias e resolve passar esse tempo longe da família. É assim que conhece Alice, uma tripulante que trabalha na piscina do cruzeiro, com quem acaba aprendendo algumas coisas sobre si mesma, inclusive que não é tão diferente assim das irmãs.

A última coisa que Bromélia queria era ter que cuidar das três caçulas em um navio gigante. Porém, quando as três garotas desaparecem e Bromélia reencontra um ex-namorado no meio do cruzeiro, ela acaba perdendo o controle e descobrindo que tem todo o direito de cuidar de si mesma.

Quando o navio atraca na cidade de Vinícius, um garoto que Lírio conheceu em um clube do livro online, ela vai provar que sabe aproveitar a vida tanto quanto as irmãs – e sempre do seu jeitinho.

Em Flores ao mar, uma viagem de cruzeiro permite que quatro jovens negras vivenciem aventuras reveladoras e emocionantes. Que tal descobrir como essas experiências em mar aberto mudaram a vida das nossas personagens?

As artes mágicas do Ignoto

As artes mágicas do Ignoto

As artes mágicas do Ignoto é uma antologia de contos que se passa em um universo compartilhado, o Instituto Ignoto de Artes Mágicas. Com organização de Dante Luiz e G. G. Diniz, a obra reúne onze autores, mesclando rostos já conhecidos com novos talentos da ficção especulativa. Através dos contos, a obra explorará o Instituto por diversos pontos de vista: alunes, professores e demais funcionáries da instituição.

Sobre amor e estrelas (e a cabeça nas nuvens)

Sobre amor e estrelas (e a cabeça nas nuvens)

Inspiradas nos signos mais inteligentes, sociáveis e criativos do zodíaco, as autoras Clara Alves, Lia Rocha e Olívia Pilar contam três histórias baseadas nos signos de libra, aquário e gêmeos. O terceiro volume da coleção Sobre amor e estrelas traz histórias que abordam os signos do elemento ar e vai nos fazer ficar com a cabeça nas nuvens, sonhando com essas histórias de amor.

Raízes do amanhã

Raízes do amanhã

Uma das marcas deixadas pelo colonialismo é a existência de um presente que dificulta a projeção de futuros para a população negra. Por isso, contar e protagonizar histórias é tão importante para ampliarmos o campo de possibilidades.

Se o real nos impõe, então, tais impedimentos, o exercício de especular, dentro e fora da ficção, é o que nos permite resgatar o passado, questionar o presente e construir futuros. É o que fortalece as raízes do amanhã, que perfuram solo brasileiro e vão fundo em direção ao desconhecido.

No século XXI, nove herdeiros dessa luta se unem às editoras Gutenberg e Plutão Livros para imaginar noções de futuro próximas e longínquas em oito contos afrofuturistas e afro-brasileiros. Com organização do autor e pesquisador Waldson Souza, G. G. Diniz, Kelly Nascimento, Lavínia Rocha, Pétala e Isa Souza, Petê Rissatti, Sérgio Motta e Stefano Volp traçam em suas histórias, ora um respiro — onde o amor, a superação das adversidades e a liberdade são possíveis —, ora um alerta para nos lembrar de que estamos reféns de uma realidade que muitas vezes nos proíbe de sonhar.

Evidenciando noções de futuro próximas ou longínquas, os contos de Raízes do amanhã oferecem respostas diversas sobre o tempo e o espaço da juventude negra, proporcionando um espaço revolucionário de experimentação ficcional.