Vitor Martins © José de Holanda – @josedeholanda

Lavínia Rocha Lia Rocha

Lavínia Rocha nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais. É escritora, palestrante e professora. Começou a escrever aos 11 anos e já publicou 14 livros, entre eles O mistério da Sala Secreta (2021), Entre, corra e pule: aventuras (nada) virtuais pela África (2023) e a trilogia Entre 3 Mundos (2022-2024). Participou das coletâneas Flores ao mar (2022), As artes mágicas do Ignoto (2021) e Raízes do amanhã: 8 contos afrofuturistas (2021). Para o público adulto, escreve sob o pseudônimo Lia Rocha.

É formada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduada em Ensino de História. Venceu em 2022 o prêmio Perestroika, sendo considerada a professora mais criativa do país na educação básica, e foi finalista do Prêmio Professor Porvir em 2023 com o projeto “África: um continente diverso”, com mais de 6 milhões de visualizações nas redes sociais. Ministra cursos e palestras em escolas e destaca-se na internet divulgando uma metodologia de ensino dinâmica, divertida e antirracista.

Conheça as obras de Lavínia Rocha

Coisas incríveis acontecem

Coisas incríveis acontecem

Raquel não esperava que realizar o sonho de cursar jornalismo a faria se deparar com um mundo tão hostil: a cidade grande traz inseguranças, as contas não fecham e Aurora, sua nova colega de casa, a despreza sem motivo aparente. Mesmo com a ansiedade da nova rotina, ela tenta ser forte e controlada como o mundo sempre a obrigou a ser, mas, no caos daquele início de 2019, aparece a necessidade de se reinventar. Ou isso ou desistir e desapontar as pessoas que ama. O que nunca imaginaria era encontrar permissão para ser vulnerável logo ali, naquela casa saída do Pinterest e na influenciadora que parece fazer de tudo para transformar sua vida em um inferno

Raízes do amanhã

Raízes do amanhã

Uma das marcas deixadas pelo colonialismo é a existência de um presente que dificulta a projeção de futuros para a população negra. Por isso, contar e protagonizar histórias é tão importante para ampliarmos o campo de possibilidades.
Se o real nos impõe, então, tais impedimentos, o exercício de especular, dentro e fora da ficção, é o que nos permite resgatar o passado, questionar o presente e construir futuros. É o que fortalece as raízes do amanhã, que perfuram solo brasileiro e vão fundo em direção ao desconhecido.
No século XXI, nove herdeiros dessa luta se unem às editoras Gutenberg e Plutão Livros para imaginar noções de futuro próximas e longínquas em oito contos afrofuturistas e afro-brasileiros. Com organização do autor e pesquisador Waldson Souza, G. G. Diniz, Kelly Nascimento, Lavínia Rocha, Pétala e Isa Souza, Petê Rissatti, Sérgio Motta e Stefano Volp traçam em suas histórias, ora um respiro — onde o amor, a superação das adversidades e a liberdade são possíveis —, ora um alerta para nos lembrar de que estamos reféns de uma realidade que muitas vezes nos proíbe de sonhar.
Evidenciando noções de futuro próximas ou longínquas, os contos de Raízes do amanhã oferecem respostas diversas sobre o tempo e o espaço da juventude negra, proporcionando um espaço revolucionário de experimentação ficcional.

Sobre amor e estrelas (e a cabeça nas nuvens)

Sobre amor e estrelas (e cabeça nas nuvens)

Inspiradas nos signos mais inteligentes, sociáveis e criativos do zodíaco, as autoras Clara Alves, Lia Rocha e Olívia Pilar contam três histórias baseadas nos signos de libra, aquário e gêmeos. O terceiro volume da coleção Sobre amor e estrelas traz histórias que abordam os signos do elemento ar e vai nos fazer ficar com a cabeça nas nuvens, sonhando com essas histórias de amor.

Um amor em Barcelona

Isabela simplesmente odeia as visitas anuais ao seu pai em Barcelona e sempre faz de tudo para não ir.
Nessas férias, além de não poder aproveitá-las com a amiga, terá de aguentar dois meses inteiros na Espanha. O que poderia ser mais chato? Ah, claro, ir na companhia da prima Briana. O que Isabela não imagina, porém, é como um garoto pode deixar Barcelona muito mais interessante…

As artes mágicas do Ignoto

As artes mágicas do Ignoto é uma antologia de contos que se passa em um universo compartilhado, o Instituto Ignoto de Artes Mágicas. Com organização de Dante Luiz e G. G. Diniz, a obra reúne onze autores, mesclando rostos já conhecidos com novos talentos da ficção especulativa. Através dos contos, a obra explorará o Instituto por diversos pontos de vista: alunes, professores e demais funcionáries da instituição.

O mistério da sala secreta

O mistério da sala secreta

Júlia e Gabriel estão no 7º ano e são amigos desde muito pequenos, quando formaram a dupla de espiões Juliel para desvendar mistérios.

Agora, a dupla Juliel tem que voltar à ativa para encontrar um jeito de desvendar um grande mistério antes que a prefeitura feche a Escola Municipal Maria Quitéria de Jesus, onde estudam.

Em meio a planos e feiras de História, Júlia e Gabriel descobrem a lenda da Sala Secreta, e que ela pode não ser pura invenção dos alunos. Quem já viu o que há por trás da porta vermelha? E mais: o que Maria Quitéria, a heroína da Independência, tem a ver com a lenda?

Entre 3 mundos – Vol. 1

Entre 3 mundos - Vol. 1

Há algumas décadas, o Brasil vivia intensos conflitos entre pessoas normais e pessoas com dons extraordinários. Visando a paz no país, as autoridades o dividiram em dois territórios – o do Norte e o do Sul – e assinaram um contrato proibindo a migração de uma região para a outra.
Alisa é de uma família do Norte, mas foi identificada como pertencente ao Sul e precisa esconder a verdade de ambos os mundos. Além de quebrar o contrato toda semana para visitar seus pais, Alisa enfrenta problemas comuns da adolescência: acha seu próprio nome bizarro, gosta do cara errado e é a única pessoa que não percebe o quanto seu melhor amigo é apaixonado por ela.
A vida de Lisa (como prefere ser chamada) se transforma completamente com um grande acontecimento no colégio e, agora, ela se vê diante de um desafio envolvido pela descoberta do amor e da sua verdadeira identidade.

Entre 3 segredos – Vol. 2

Entre 3 segredos - Vol. 2

Assimilar a maior revelação da sua vida não é mais a única tarefa de Lisa, que agora precisa esconder o que sabe, além de lidar com sua nova (e intensa!) rotina.
Entre o esforço para corresponder às expectativas de três mundos, o início de um relacionamento e as mais recentes descobertas sobre si mesma e a sociedade, Lisa se vê diante de três grandes segredos que prometem afetar tudo ao seu redor.
Na irresistível continuação de Entre 3 mundos, você vai descobrir o que aconteceu depois do último ponto final e se envolver ainda mais com as novas emoções da nossa protagonista!

capa_entre-3-razões-3

Entre 3 razões - Vol. 3

Descrição A vida de Lisa parece estar de pernas para o ar com tantas responsabilidades em suas costas, além de toda a pressão para fazer escolhas e amadurecer. Em meio às feridas do passado, ela precisa descobrir como lidar com os próprios sentimentos enquanto se vê no centro de jogos políticos e embates perigosos. Até que ponto as pessoas podem chegar pelo poder? No último livro da trilogia “Entre 3 mundos”, você vai desamarrar a trama de segredos e encontrar as peças deste quebra-cabeça ao se envolver nos novos desafios que Lisa precisará enfrentar com muita coragem e determinação!

Flores ao mar

Quando o navio atraca na cidade de Vinícius, um garoto que Lírio conheceu em um clube do livro online, ela vai provar que sabe aproveitar a vida tanto quanto as irmãs – e sempre do seu jeitinho.
Tulipa conseguiu convencer os pais a enviarem as irmãs Rios para o mesmo cruzeiro em que Lucas, o garoto por quem é apaixonada desde o sétimo ano, passaria o Réveillon. Após a ameaça de uma tragédia na noite da virada, ela e Lucas entram em uma investigação para salvar a vida de todos a bordo.
Violeta não está nada empolgada para ficar presa em um navio por sete dias e resolve passar esse tempo longe da família. É assim que conhece Alice, uma tripulante que trabalha na piscina do cruzeiro, com quem acaba aprendendo algumas coisas sobre si mesma, inclusive que não é tão diferente assim das irmãs.
A última coisa que Bromélia queria era ter que cuidar das três caçulas em um navio gigante. Porém, quando as três garotas desaparecem e Bromélia reencontra um ex-namorado no meio do cruzeiro, ela acaba perdendo o controle e descobrindo que tem todo o direito de cuidar de si mesma.
Em Flores ao Mar, Lavínia Rocha, Lorrane Fortunato, Olívia Pilar e Solaine Chioro apresentam as irmãs Lírio, Tulipa, Violeta e Bromélia em quatro histórias interligadas sobre família, amores e descobertas.

Formas reais de amar

Formas reais de amar

Que soem os sinos da Abadia, pois uma nova princesa surgirá no nosso mundo em maio deste ano! Outras quatro princesas chegam para conquistar a literatura nacional. Nesta nova coletânea, reunimos quatro escritoras para contar as virtudes e desventuras de futuras herdeiras ao trono que, com muita sutileza, inteligência e solidariedade, foram criadas para serem grandes líderes. Mas será que é possível governar uma nação e ainda assim controlar o próprio coração? Continuando a valorizar a perspectiva “ownvoices”, em que o autor escreve sobre algum aspecto de sua vivência, Formas reais de amar dá espaço para protagonistas não brancas alcançarem a imaginação dos leitores e cativarem seus corações.

De olhos fechados

De olhos fechados

“Ignorar é a solução” foi o que pensou Cecília quando alguns papéis começaram a surgir no seu quarto, na bolsa e nos seus livros. O que seriam aquelas ameaças e informações sem nexo? Quem estaria mandando? Como se não bastasse, a cada que os lê, uma imagem passa em sua mente. Talvez isso pudesse ser menos estranho se Cecília não fosse cega desde o dia que nasceu.

Para desorganizar ainda mais sua vida, Tiago – o garoto novo da escola – começa a balançar seu coração e a faz com que sinta o que ela jamais sentiu. Sua dificuldade agora é acreditar no que sempre tentou passar às pessoas: ser cego não é sinônimo de limitação e tristeza.

Entre os desafios do dia-a-dia e da adolescência, Cecília se vê envolvida em um mistério que pode afetar sua vida e de todos os belo-horizontinos, e ela não vai descansar até descobrir – e entender – um grande segredo do passado da cidade que os livros de História jamais ousaram contar.