Foto do autor Vitor Martins. Ele é branco, tem barba e bigode pretos, e seu cabelo também é preto e curto. Veste uma camisa verde escuro com os botões do peito abertos. A fotografia está cortada na altura do peito, logo abaixo da abertura da camisa, onde vemos parcialmente uma tatuagem com flores. Vitor está sorrindo, olhando diretamente para a câmera e com o corpo virado para a esquerda. O fundo da foto é em um cinza escuro chapado.

Lucas Rocha

Lucas Rocha nasceu em São Gonçalo/RJ e atualmente mora em São Paulo. Como bibliotecário, trabalha com o que mais gosta: a difusão da literatura para todas as idades e a formação de novos leitores. É autor do livro Você tem a vida inteira (Galera Record, 2018) – também publicado nos EUA e no Reino Unido como Where we go from here -, Rumores da Cidade (Alt, 2022) e do conto digital Cinco dias para o fim do mundo. Quando não está escrevendo, provavelmente está lendo cinco livros ao mesmo tempo. Seu romance mais recente é A história que nunca vivemos (Alt, 2024). (Crédito da foto: Mauro Figa)

Conheça as obras de Lucas Rocha

Capa do livro A história que nunca vivemos, de Lucas Rocha. A capa do livro é ilustrada com a vista de cima de uma grande casa com três andares. Algumas pessoas estão em diferentes locais da casa, outras estão na calçada. O título do livro está escrito em amarelo na parte inferior da casa, em cima do quintal da casa. O nome do autor está abaixo do título, em branco. O logo da editora Alt está na parte inferior à direita da capa.

A história que nunca vivemos

O que se esconde entre presente, passado e uma história de amor não vivida?

Depois de se assumir gay para o mundo, Mateus, de quinze anos, vai passar as férias de verão com a família no sítio de seu avô, José Guimarães, no interior de São Paulo. O patriarca é um famoso escritor que está concorrendo ao prêmio máximo da literatura brasileira pela continuação de um de seus renomados romances — uma história de amor entre duas mulheres nos anos 1970.

Mas, em meio à celebração, José é questionado por uma jornalista que investiga a verdadeira autoria de suas obras. Isso porque, há anos, a escritora Ana Cristina Figueiredo alega que ele se apoderou de sua história para escrever o livro que lhe rendeu tanto prestígio.

Curioso para saber verdade, Mateus se junta a sua prima Sofia para investigar o passado de seu avô e de toda a família. Ao descobrirem o diário escondido de sua falecida avó, perceberão que tudo o que entendiam como fato pode ser apenas um ponto de vista e que o amor talvez seja a maior de todas as revoluções.

Do escritor brasileiro Lucas Rocha, A história que nunca vivemos é um romance envolvente com toques de mistério sobre família, identidade, amor e literatura.

Capa de Rumores da Cidade, de Lucas Rocha, publicado pela editora Alt. A capa traz a ilustração de André e Diego, os dois protagonistas, no centro da imagem. Eles estão de costas, andando lado a lado, apoiado cada um em uma bicicleta. André está à esquerda; ele tem a pele marrom clara, veste camisa amarela e bermuda vermelha; sua bicicleta é cinza. Sua cabeça está inclinada levemente na direção do outro garoto e ele calça tênis. Diego é um pouco mais alto, tem a pele marrom mais clara que a de André, e veste camisa branca e bermuda azul; sua bicicleta é vermelha e ele usa chinelos. Ao redor deles está a rua de uma cidade com casas, árvores e pessoas nas janelas e uma em cadeira de plástico branca na calçada. Na paisagem à frente, há uma igreja. Acima, o céu com nuvens. O título do livro está escrito em vermelho, levemente na diagonal. Sobre o título, o nome do autor está escrito em azul.

Rumores da cidade

Aos dezessete anos, André, morador da pequena e religiosa cidade de Lima Reis, sabe que não pode se assumir gay a menos que queira comprometer a reeleição do pai à prefeitura. Porém, uma questão familiar faz com que tio Eduardo, que o garoto nunca conheceu, volte à cidade. Logo fica claro que: a) o tio é cem por cento gay; e b) ele sobreviveu àquela cidade.

Munido de uma nova perspectiva, André percebe que não é provável que ele seja o único gay de Lima Reis. Além disso, o garoto acaba encontrando diversos indícios de que seu pai possa estar envolvido em casos de corrupção. Entre manter as aparências e fazer o que é certo, André não terá como fugir de algumas escolhas e precisará enfrentar todos os rumores da cidade para seguir o caminho que acredita.

Capa do livro Você Tem a Vida Inteira, de Lucas Rocha, publicado pela editora Galera Record. A capa tem fundo cinza. Nas laterais, na horizontal, ilustrações de 3 meninos. O contorno deles é feito com cores em neon colorido. No centro, o título:

Você tem a vida inteira Publicado nos EUA e UK como "Where we go from here"

As vidas de Ian, Victor e Henrique se encontram de uma forma inesperada.
Ian conhece Victor no dia em que recebe o resultado de seu teste rápido de HIV. Os dois são universitários. Victor está envolvido com Henrique. Ian está solteiro. Os três são gays.

Dois deles têm a vida atingida pela notícia de um diagnóstico positivo para o HIV. Um não tem o vírus. Um está indetectável. Dois estão apaixonados.
Henrique é mais velho e, depois de Victor, pensou que poderia acreditar de novo em alguém.

Victor têm medo do que o amor pode trazer para a sua vida.

Ian sequer sabe se será capaz de amar.

Os três são, ao mesmo tempo, heróis e vilões de uma história que não é sobre culpa, mas sim sobre amor, amigos e sobre como podemos formar nossas próprias famílias.

Capa do livro Cinco Dias para o Fim do Mundo, de Lucas Rocha. No centro da capa está a traseira de um carro cor de rosa. Em cada lado do carro tem uma das personagens do livro. Uma delas tem a pele marrom escura, cabelo bem curto e usa jeans e camiseta branca. Ela olha de lado com um meio sorriso. Do outro lado do carro, a segunda personagem é branca, usa short jeans e blusa preta e tem cabelos longos e castanhos. Ela é branca e tem uma expressão pensativa. Dentro do carro, visíveis atrás do vidro, estão mais duas personagens. E no bagageiro aberto está a quinta personagem, uma adolescente de óculos, escondida entre as malas, segurando a porta do bagageiro aberta. O logo da Três Pontos, selo editorial responsável pela publicação, está na placa do carro. O título do livro está na parte superior da capa, em letras brancas, e o nome do autor está na parte inferior, em vermelho. O fundo da imagem é um amarelo escuro liso.

Cinco dias para o fim do mundo

Quando a avó de Camila diz que o mundo irá acabar dentro de cinco dias, Camila leva a notícia muito a sério, e resolve tentar aproveitar ao máximo seus últimos dias de vida na companhia das melhores amigas. Ao lado de Gabi, Teresa e Rafaela — que talvez seja mais do que uma amiga, se Camila tiver a coragem de se declarar —, ela embarca em um carro rosa para uma viagem pelo litoral de São Paulo e acaba descobrindo que uma mala de carro pode guardar surpresas, luaus podem ser perigosos, temporais são reveladores, freiras podem falar por Deus e que alguns quartos de hotel só têm uma cama. O fim do mundo está próximo e é preciso correr contra o relógio!

Where We Go From Here

Where we go from here Você tem a vida inteira - EUA e Canadá