Foto do autor Vitor Martins. Ele é branco, tem barba e bigode pretos, e seu cabelo também é preto e curto. Veste uma camisa verde escuro com os botões do peito abertos. A fotografia está cortada na altura do peito, logo abaixo da abertura da camisa, onde vemos parcialmente uma tatuagem com flores. Vitor está sorrindo, olhando diretamente para a câmera e com o corpo virado para a esquerda. O fundo da foto é em um cinza escuro chapado.

Sofia Soter

Sofia Soter trabalha como escritora e tradutora e mora no Rio de Janeiro. Nas horas vagas, fala tanto sobre as histórias que ama que acabou se tornando uma das criadoras e apresentadoras do podcast “Boca do Inferno”. Foi uma das fundadoras e editoras da revista online Capitolina e co-organizadora dos livros Capitolina, vol. 1: O poder das garotas e Capitolina, vol. 2: O mundo é das garotas, publicados pela editora Seguinte. É autora do conto solo Festa infernal, além de um conto em português na antologia Sobre amor e estrelas (e muita intensidade). O legado das águas é o seu primeiro romance, publicado pela Alt em 2024.

Conheça as obras de Sofia Soter

Capa de O Legado das Águas, de Sofia Soter. Ocupando a parte inferior da capa está a ilustração de uma fotografia com os cinco protagonistas. Todos são adolescentes: uma garota loira, duas meninas brancas de cabelo preto, sendo uma delas com as bochechas coradas de maquiagem, um garoto branco de cabelos pretos e um menino negro de óculos. A ponta da foto está cortada bem ao lado da personagem loira. A parte superior da capa tem um título e, acima, o nome da autora. Toda a capa é decorada com ondas em um tom de azul clarinho. O fundo é azul liso, chapado e num tom mais escuro que o das ondas. O logo da editora Alt está na parte central inferior da capa.

O legado das águas

Uma cidade amaldiçoada, cinco histórias entrelaçadas

Catarina é uma cidade amaldiçoada, ou ao menos é o que dizem. Os que ali nascem, ali devem morrer; os que tentam chegar, em breve irão perecer. Isolada em meio à Serra da Mantiqueira, nas suas águas correm histórias de amor, aprisionamento e horror. Uma terra de mistérios tão enraizados quanto as pessoas que moram nela.

Ao serem obrigadas a se mudar do Rio de Janeiro para Catarina, as irmãs Mari e Duda logo percebem que a pequena cidade e seus moradores escondem muitos segredos. Mas enquanto Mari só faz pensar no que deixou para trás, Duda se abre para o que está por vir.

Felipe passa a maior parte do tempo cuidando do pai alcoólatra e imaginando como seria se pudesse simplesmente ir embora dali. Já os irmãos Lara e Gabriel escondem o terror que vivem dentro de casa com a mãe violenta e abusiva. Lara sonha com liberdade, enquanto Gabriel mascara sua dor com popularidade e encontros secretos no estacionamento do supermercado.

Um elo inesperado aproxima esses cinco jovens, e eles precisam encarar a verdade se quiserem sobreviver: Catarina castiga quem ousa entrar ou sair de suas fronteiras. Quando os efeitos da maldição começam a se aproximar, todos terão que descobrir o que estão dispostos a sacrificar para salvar aqueles que amam.

O legado das águas é um romance YA paranormal que aborda temas como amizade, conflitos familiares e amor. É o primeiro romance da autora brasileira Sofia Soter, tradutora de grandes sucessos, como Divinos Rivais e Ela fica com a garota.

Capa do conto

Festa Infernal

Após algumas mortes acontecerem pela escola, três amigas precisarão se unir mais do que nunca não só por uma questão de amizade e, sim, de sobrevivência.

De um dia para o outro, todos os amigos de Noelle Pimenta pararam de falar com ela, com exceção de Celina e Alice. Quando alguns dos alunos começam a aparecer mortos pela escola em aparentes suicídios, o grupo dos mais populares da escola tem a ideia de fazer uma festa à fantasia no dia de Finados para celebrar a vida dos amigos que se foram, e as três garotas tomam coragem de participar. Elas só não esperavam que o feriado honrasse tanto o próprio nome.

Um thriller empolgante, contado de forma alternada entre a visão de Noelle e notícias da tragédia do dia de Finados, Festa infernal é recomendado para todos que gostam de histórias recheadas de adolescentes agindo sem pensar, amizades indestrutíveis e muito, muito sangue.

Capa do livro

Sobre amor e estrelas (e muita intensidade)

Sobre amor e estrelas (e muita intensidade) é o segundo volume da coleção Sobre amor e estrelas, iniciado com Daniel Bovolento, Pam Gonçalves e Solaine Chioro, reúne histórias de amor inspiradas em signos astrológicos escritas por autores nacionais. Este volume engloba os signos de fogo: áries, sagitário e leão. Os autores Ariane Freitas, Leo Oliveira e Sofia Soter contam histórias de amor inspiradas nos mais intensos e corajosos do zodíaco.

Entre a festa de aniversário de seu ex e uma namorada acidental de mentira, Amanda se vê entre antigos e novos amores. Apesar do medo de magoar as pessoas ao seu redor, ela vai contar com uma ajuda leonina para correr em busca da felicidade.